DETRAN RS: consulta, multa (detran.rs.gov.br)

Os órgãos públicos estão se modernizando cada vez mais e hoje já é possível resolver alguns assuntos pela internet. É o caso do DETRAN RS. O cidadão já não precisa mais comparecer até o DETRAN RS para consultar a sua situação como motorista e emitir 2ª via de multas recebidas. Quer saber mais? Fique conosco.

1

DETRAN RS

Já não é de agora que o DETRAN vem se modernizando e entrando na era digital, possibilitando que cidadãos resolvam assuntos burocráticos pela internet, basta ter um dispositivo conectado à rede para resolver assuntos burocráticos como emissão de 2ª via de multas e consultas diversas sobre o histórico de um motorista.

No site do DETRAN RS, o motorista poderá consultar a situação da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a pontuação acumulada.

Antes, esses assuntos eram resolvidos apenas pessoalmente. Sem dúvida nenhuma, a possibilidade de serem resolvidos no conforto de casa facilitou muito a vida de todos os cidadãos do Rio Grande do Sul.

DETRAN RS: O Que é a Pontuação na CNH?

Quando fazemos o curso de formação de condutores, aprendemos diversas informações sobre como ser um bom condutor e não cometer nenhuma infração no trânsito, mas essas boas maneiras no trânsito muitas vezes são desobedecidas por diversos motoristas.

Anualmente, em nosso país morrem muitas pessoas em acidentes de trânsito por causa de má conduta de motoristas irresponsáveis. Por isso, o governo lançou em 1998 um sistema de pontuação para controlar as infrações cometidas.

Cada infração recebe uma pontuação e essa pontuação se acumula na CNH do motorista infrator. Assim que se atinge a pontuação máxima de 20 pontos, o motorista perde a sua habilitação e fica impedido de conduzir veículos.

No site do DETRAN RS, você poderá realizar consultas sobre a pontuação da sua CNH.

2

DETRAN RS: Como Proceder em Caso de Recebimento de Uma Multa?

É muito importante você seguir alguns procedimentos assim que receber alguma multa para que você não seja vítima de nenhuma fraude.

O DETRAN RS reuniu algumas dicas para se você proteger de fraudes. Veja:

  • Assim que você receber qualquer notificação de infração cometida, verifique em primeiro lugar as informações sobre o veículo em questão como o modelo, a cor e a marca.
  • Outra informação que deverá ser observada atentamente é a data de postagem. Ela não deverá ultrapassar 30 dias contando a partir da data em que você cometeu a infração.
  • Verifique se esse veículo ainda continua no seu nome.

DETRAN RS: Onde Realizar o Pagamento

O pagamento dessa multa poderá ser realizado até a data de vencimento no próprio DETRAN RS, basta levar a notificação e realizar o pagamento.

Caso você não consiga pagar até a data de vencimento, então você deverá imprimir a Guia de Recolhimento de Multas (GRM). Você a encontra no site do Bradesco. Imprima e efetue o pagamento.

DETRAN RS: Como Fazer a Consulta no Site?

O site oficial do DETRAN RS é muito fácil de navegar. Até quem não está muito familiarizado com a internet conseguirá realizar pesquisas e consultas.

3

  1. Para realizar a sua consulta ou resolver algum serviço burocrático, você deverá visitar o site oficial do DETRAN RS clicando aqui.
  2. Logo na tela inicial, você verá a opção Consulta de Infrações.
  3. Digite os números da placa do seu carro e o RENAVAM.
  4. Clique em “Pesquisar” e veja os resultados.